Enquanto estamos conectados virtualmente por causa da pandemia, é hora de olhar para dentro e para o futuro, de refletir coletivamente sobre como nos aproximarmos uns dos outros, de pensarmos em espaços públicos e sociedades mais inclusivas e acolhedoras. Essa é a proposta da Noite de Ideias, evento que terá sua segunda edição realizada nesta quinta-feira, 28, pela Embaixada da França, das 19h às 23h.

Totalmente on-line, a proposta é debater o tema Mais próximos. Em Brasília, serão feitas três mesas, que contam com a presença de figuras como a consultora do instituto de Estudos Socioeconômicos, Paola Gersztein; o diretor de programa do Ministério da Agricultura, José Eustáquio Vieira Filho; a secretária de Estado de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça; e o depoimento de Pedro Sangeon, criador do Projeto Gurulino, sobre o processo criativo do mural Mais Próximos.

“A ideia foi: como a gente se aproxima hoje? Qual a necessidade disso e como a gente faz isso? Às vezes, a gente pensa que precisa estar próximo fisicamente, mas realmente o que a gente precisa é uma proximidade muito mais de ideias, de uma experiência de compartilhamento de um mundo ideologicamente mais próximo. Que a gente possa recobrar uma afetividade que a gente perdeu. A gente não precisa estar um do lado do outro fisicamente, mas a gente precisa estar um do lado do outro sonhando de novo, visualizando e criando um mundo mais possível para todo mundo, mais amoroso”, diz Gurulino.

Veja a reportagem completa aqui